Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Memórias

por blogdobesnos, em 17.04.12

Memórias. Todos as temos, mas nem sempre serão fonte de prazer, de riso, de alegrias. O que guardamos em nós não são lições edificantes, ou pelo menos não o são sempre. Então, se queremos escrever sobre memórias, o melhor é que façamos um pacto decisivo: ou publicamos a verdade ou a mascaramos, não só para nos pouparmos mas, igualmente, para pouparmos os demais que tiveram a ventura ou desventura de participar das mesmas.

Ao escrevermos memórias, temos de ser piedosos, mas não indulgentes.

Sempre carregamos em excesso nos sentidos, nos sentimentos, nas culpabilidades, como se fossemos juízes equidistantes do que já sucedeu. Ao escrevermos, podemos pensar que, se fosse hoje, teríamos tal ou qual ação ou reação, e a partir daí, teremos a tendência a julgarmos a posteriori. De todo modo, escrever sobre este tema acaba por passar por um exercício de ficção, por um romance. Estamos, de certo modo, falando sobre o que desconhecemos. Por outro lado, autobiografias podem levar à autocontemplação, o que é mais do que esperado.

Há pessoas importantes, ou assim entendidas, cujas memórias devem trazer no mínimo traços que provoquem inveja, ou os sentimentos do poder e da glória. Não nos atrevemos a lançar sombras sobre os ícones. Eles que assim permaneçam, totens de nossas imagens mentais. O contrário disse é degradar alguém, ou sua obra, ou acotovelar a memória em escaninhos estéreis. De todo modo, não é fácil sequer que determinadas lembranças aflorem: menos ainda, sermos intelectualmente honestos.

Quem se habilita?

Quem quer por alguém como se herói fosse, como se líder fosse, quem quer fabricar ou autofabricar imagens, cenários, alter egos? Por fim, qual a vantagem disso tudo, senão a de sabermo-nos todos humanos, sujeitos, portanto, às curvas mais ou menos suaves dos nossos destinos? Quem nos fornecerá o passaporte, já que Alice desapareceu, há tanto, para seu país, que, aliás, não é exatamente o das maravilhas?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:50



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisa

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930




Arquivos

  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D